
12 Perigos
12 Perigos potenciais para os aposentados
Para todas essas questões, o aposentado deve ter olho vivo e ouvidos atentos para evitar ser preso em situações de endividamento, além daquelas com o próprio cônjuge, acúmulo de responsabilidades. Deve ter também a administração do tempo livre com tarefas agradáveis, alimentação nutritiva, escolha de companhias que compartilhem ideais e projetos, a prática de caminhada ou outras atividades físicas.
Mesmo nessa fase é fundamental um planejamento financeiro cuidadoso, que inclua estabelecer e manter um fundo de emergência. Um orçamento bem gerenciado e alerta contra gastos excessivos. Isso pode incluir, busca por orientação financeira profissional para ajuda na tomada de decisões mais acertadas com relação aos investimentos e ao gerenciamento das finanças pessoais.
E, por último, a prática de ajuda social ou envolvimento num serviço voluntário pode ser de grande valia nessa fase da vida, para fazer o bem ao próximo, ao tempo em que ganha satisfação por ser útil e atinge plenitude de propósito na vida.